Não se sabe ao certo quando começou, mas registos da prática de meditação (Dyhana) remotam a práticas religiosas desde 1500ac. Na sua maioria da religião Hindu e Vedantismo, foi desde cedo praticada essencialmente na Índia.
Esta prática está associada ao acalmar da mente. A sociedade evoluiu, mas com esta evolução veio o stress. O stress do trabalho, de ganhar dinheiro suficiente para pagar contas, para sustentar os filhos, para poder pagar cuidados médicos essenciais, para se preparar para uma emergência. O stress de educar os filhos, de os ir buscar à escola a tempo, de cozinhar para eles, de cumprir as espectativas de todos à sua volta, de não desiludir ninguém. A sociedade corre à nossa volta e é normal sentirmo-nos perdidos, cansados logo de manhã ao acordar. A meditação ajuda, prometo-lhe. Ela irá ajudà-lo a libertar as preocupações e a ter aqueles 30min só para si. Irá também ajudá-lo a conseguir bloquear os pensamentos negativos e a ver o mundo de uma forma mais positiva, e que se calhar, ainda há esperança. Irá dar cada vez mais valor aos feitos de caridade e de ajuda entre os homens. Irá ver que, de facto, não está tudo perdido. Não falo do que se lê nos livros ou na Internet, eu falo de experiência própria. E você pergunta: Quem és tu para falar? Deves ser uma daquelas hippies que anda para aí sem tomar banho.
Não sou. Durante os meus estudos, sucumbi ao Ioga. E apaixonei-me por isso. Depois comecei a meditação. De início só fazia durante épocas de maior stress, ou quando familiares me diziam que precisava de relaxar. Agora não. Dhyana faz parte da minha vida. Recomendo a prática duas vezes ou mais ao dia. Ao acordar, de estômago vazio, antes de se arranjar para o trabalho, e ao fim do dia, depois da digestão do jantar e antes de se ir deitar. Prometo que enfrentará o dia com mais força e alegria, e que irá dormir muito melhor. Deixo-lhe aqui dois vídeos que o ajudarão com a sua prática. Procure mestres na sua zona, eles poderão ajudar a começar.
Um monge budista explica a importância da meditação, e algumas dificuldades porque poderá passar no início, mas também como as ultrapassar. Esta é uma excelente maneira de começar. Após a sua primeira meditação irá sentir os benefícios da prática:
http://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDsUSw
Aqui tem um vídeo excelente para ajudar iniciantes a começar a sua própria prática:
http://www.youtube.com/watch?v=JvcUIf-197k